Festa de Nossa Senhora das Candeias é destaque na Bahia

Uma linda festa que contou com a forte presença do publico fiel e autoridades como Vice-Prefeita Marivalda Silva, a Deputada Federal Ivoneide Caetano e o Vereador Silvio Correia.

© Divulgação / Instagram

Os festejos de Nossa Senhora das Candeias é considerada a maior festa católica da Região Metropolitana de Salvador, atraindo turistas de todo o país.

A Festa de Nossa Senhora das Candeias, também conhecida como Nossa Senhora da Luz, é celebrada em 2 de fevereiro. Essa festividade tem raízes profundas na história cristã e está relacionada à purificação de Nossa Senhora e à apresentação do Menino Jesus no Templo.

Segundo a tradição, após o nascimento de Jesus, Maria e José cumpriram o preceito mosaico de apresentar-se no Templo quarenta dias após o parto. Assim nasceu a Festa da Apresentação de Jesus no Templo e também a Festa da Purificação de Nossa Senhora.

© Divulgação / Instagram

Uma lenda interessante relata a aparição de Nossa Senhora nas Ilhas Canárias, Espanha. Dois pastores observaram que seus animais se recusaram a entrar em uma caverna em Tenerife. Ao se aproximarem, descobriram a imagem de uma Senhora com um filho no colo. O povo da região encontrou numerosas candeias (velas) sustentadas por seres invisíveis, que louvavam a Deus e à Virgem Maria. Por isso, Maria ganhou o título de Candelária, devido às velas que iluminavam a imagem. O nome “candeias” faz referência à chama da vela, simbolicamente apresentando Jesus Cristo ao mundo.

© Divulgação / Instagram

A festividade era celebrada com uma procissão, na qual os devotos portavam velas acesas durante o trajeto. Esse costume remonta aos antigos romanos. O Papa Gelásio I instituiu um solene cortejo noturno em homenagem à Mãe Santíssima, convidando o povo a participar com círios e velas acesas, cantando hinos em louvor a Nossa Senhora.

CANDEIAS AGORA! O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem