Candeias: Vice-prefeita Marivalda da Silva presta queixa contra site local que publicou fake news envolvendo seu nome

Nossa redação apurou junto ao Registro.BR que o site pertencente a Ellem Roberta dos Santos de Anunciação, é usado pela gestão municipal de Candeias para propagar notícias falsas contra seus adversários.

© Foto/Reprodução
A vice-prefeita de Candeias, Marivalda da Silva (PT), foi novamente alvo de notícias falsas, popularmente conhecidas como fake news. Recentemente, um site local divulgou uma informação inverídica alegando que Marivalda solicitou ao Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e à coordenação do Ciretran (Candeias) um aumento nas operações de blitz da Lei Seca nos domingos que antecedem as festividades juninas. Segundo a notícia falsa, essas ações começariam na tarde de quinta-feira, dia 13.

© Foto/Reprodução
Em resposta, Marivalda utilizou suas redes sociais para comunicar que registrou um Boletim de Ocorrência na 20ª Delegacia de Polícia contra o site que divulgou a notícia falsa.


“Como sabemos que isso é parte de uma disputa política, prefiro esclarecer diretamente com vocês que essa informação é falsa. Peço que nos ajudem a combater essas notícias falsas! Infelizmente, algumas pessoas não querem assumir suas responsabilidades. Nos últimos dois dias, houve blitz na cidade a pedido da gestão. Basta perguntar ao comandante”, afirmou Marivalda.

Ela também enfatizou que jamais tomaria uma atitude que prejudicasse a população, pois seu objetivo é conduzir uma disputa justa, sem recorrer a táticas desleais. “O site que divulgou a notícia falsa tem um proprietário, que faz parte da gestão da Prefeitura de Candeias”, concluiu Marivalda.

Essa não é a primeira vez que Marivalda, vice-prefeita e pré-candidata à prefeitura de Candeias, é vítima de fake news. Em fevereiro deste ano, ela foi alvo de uma notícia falsa criada com o uso de inteligência artificial por adversários políticos. Em um vídeo produzido por criminosos, a voz do governador foi manipulada para afirmar que Marivalda precisaria do apoio dos ‘meninos’ para se candidatar. Essa técnica de adulteração de sons e imagens é conhecida como deepfake, que permite a recriação artificial da voz e até da aparência de uma pessoa.


O SEU PORTAL DE INFORMAÇÃO
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem